segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

UMA FUNÇÃO MUITO ÚTIL NO EXCEL

Função SE

Este artigo descreve a sintaxe da fórmula e o uso da função SE no Microsoft Excel.

Descrição

A função SE retornará um valor se uma condição que você especificou for avaliada como VERDADEIRO e um outro valor se essa condição for avaliada como FALSO. Por exemplo, a fórmula =SE(A1>10,"Mais que 10","10 ou menos") retornará "Mais que 10" se A1 for maior que 10 e "10 ou menos" se A1 for menor que ou igual a 10.

Sintaxe

SE(teste_lógico, [valor_se_verdadeiro], [valor_se_falso])
A sintaxe da função SE tem os seguintes argumentos:
  • teste_lógico    Obrigatório. Qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10=100 é uma expressão lógica; se o valor da célula A10 for igual a 100, a expressão será considerada VERDADEIRO. Caso contrário, a expressão será considerada FALSO. Esse argumento pode usar qualquer operador de cálculo de comparação.
  • valor_se_verdadeiro    Opcional. O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO. Por exemplo, se o valor desse argumento for a cadeia de texto "Dentro do orçamento" e o argumento teste_lógico for considerado VERDADEIRO, a função SE retornará o texto "Dentro do orçamento". Se teste_lógico for considerado VERDADEIRO e o argumento valor_se_verdadeiro for omitido (ou seja, há apenas uma vírgula depois do argumento teste_lógico), a função SE retornará 0 (zero). Para exibir a palavra VERDADEIRO, use o valor lógico VERDADEIRO para o argumento valor_se_verdadeiro.
  • valor_se_falso    Opcional. O valor que você deseja que seja retornado se o argumento teste_lógico for considerado FALSO. Por exemplo, se o valor desse argumento for a cadeia de texto "Acima do orçamento" e o argumento teste_lógico for considerado FALSO, a função SE retornará o texto "Acima do orçamento". Se teste_lógico for considerado FALSO e o argumento valor_se_falso for omitido (ou seja, não há vírgula depois do argumento valor_se_verdadeiro), a função SE retornará o valor lógico FALSO. Se teste_lógico for considerado FALSO e o valor do argumento valor_se_falso estiver em branco (ou seja, há somente uma vírgula depois do argumento valor_se_verdadeiro), a função SE retornará o valor 0 (zero).

Comentários

  • Até 64 funções SE podem ser aninhadas como argumentos valor_se_verdadeiro e valor_se_falso para criar testes mais elaborados (consulte o Exemplo 3 para obter um exemplo das funções SE.) Como alternativa, para testar várias condições, considere usar as funções PROC, PROCV, PROCH ou ESCOLHER. (Consulte o Exemplo 4 para obter um exemplo da função PROC.)
  • Se algum dos argumentos de SE for matriz, cada elemento da matriz será avaliado quando a instrução SE for executada.
  • O Excel fornece funções adicionais que podem ser usadas para analisar os dados com base em uma condição. Por exemplo, para contar o número de ocorrências de uma cadeia de texto ou um número dentro de um intervalo de células, use as funções de planilha CONT.SE ou CONT.SES. Para calcular uma soma baseada em uma cadeia de texto ou em um número dentro de um intervalo, use as funções de planilha SOMASE ou SOMASES.

Exemplos

Use a pasta de trabalho inserida mostrada aqui para trabalhar com exemplos dessa função. Você pode inspecionar e alterar as fórmulas existentes, inserir suas próprias fórmulas e ler informações adicionais sobre o funcionamento da função.

Exemplo 1

Esses exemplos usam a função SE para testar os valores em uma célula e retornar uma cadeia de texto ou executar uma operação matemática e, então, retornar um valor baseado no resultado.
EWA1

Exemplo 2

Estes exemplos usam a função SE para testar os valores em uma célula e retornar uma cadeia de caracteres de texto baseada no resultado.
EWA2

Exemplo 3

Esses exemplos "aninham" a função SE dentro de outra função SE para retornar resultados baseados em uma célula. Se o resultado da primeira função SE for Verdadeiro (> 89), o primeiro valor especificado ("A") será retornado. Se o resultado for Falso, a segunda função de texto SE para verificar se o valor é > 79 e, em caso afirmativo, retornará "B" e as funções SE adicionais para um grau "C" "D" e "F".
EWA3

Exemplo 4

Esses exemplos mostram uma alternativa para o "aninhamento" das funções SE — a função PROC — para retornar pontuações de letra baseadas em um valor de célula.
EWA4
Para trabalhar detidamente com essa pasta de trabalho, você pode baixá-la e abri-la no Excel. Para obter mais informações, consulte o artigo Baixar uma pasta de trabalho inserida do SkyDrive e abri-la no seu computador.
Este artigo foi útil para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário