sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

DICAS PARA MELHORAR O DESEMPENHO DA BATERIA DE SEU NOTEBOOK


Introdução
Após postarmos os objetivos de calibrarmos a bateria de notebook, disponível em "Por que calibrar uma bateria para notebook?" Iremos postar o passo a passo de como executar o procedimento correto para esta ação.
Objetivos
  • Calibrar a bateria de forma que a mesma possua níveis iguais de energia em suas células.
  • Consertar problemas decorridos de desnivelamento de energia nas células da bateria.
  • Eliminar problemas de desligamento precoce do notebook.
    • Notebook desliga sozinho mesmo com o sistema operacional informando que ainda resta uma carga superior a 10% na bateria.
  • Bateria com autonomia inferior ao de sua capacidade normal.
  • Diminuir o tempo para carregamento da bateria.
14jun/100

Bateria de íons de lítio (lithium-ion) é um tipo de bateria recarregável muito utilizada em equipamentos eletrônicos portáteis. A bateria é composta por células interligadas, estas células por sua vez executam reações químicas que provêem energia ao equipamento. A bateria para notebook pode conter variações na quantidade de células internas, normalmente possuem entre 3 e 12 células, quanto mais células internas maior a capacidade de armazenamento de energia a bateria possui.
As células da bateria são muito semelhantes as Pilhas AAA (pilha de controle remoto) em seu formato, possuem forma cilíndrica e são posicionadas de forma que fiquem condicionadas perfeitamente dentro da parte plástica da bateria.
O controle destas células é feito a partir de uma Placa Controladora, esta placa é responsável por informar o sistema operacional (Windows, Linux, MAC OS X, etc.) o quanto ainda resta de carga nas células da bateria. Para calcular a quantidade de energia a placa controladora faz uma média a partir da carga existente em cada célula, o problema deste cálculo é que ele não é exato, em geral a tecnologia aplicada nestas placas atualmente não permite medir a quantidade de energia exata em cada célula individualmente, isto impossibilita passar de forma exata a quantidade de carga existente na bateria.
A partir da média da quantidade de energia presente na bateria a placa controla transmite as informações para o sistema operacional que será responsável por informar aos usuários o quanto tempo ainda resta de bateria em Horas e também em Porcentagem. A Figura 1 ilustra como isto ocorre na bateria.
bateria descalibrada
Figura 1
14jun/1016

Comparado a alguns anos atrás, adquirir um notebook está muito mais fácil. Na hora da compra pesquisamos a marca, o modelo, a capacidade do processador, a capacidade da memória e algumas outras características que consideramos importantes. O fato é que dificilmente nos preocupamos com a bateria que este notebook possui, no máximo perguntamos qual a sua duração. Na primeira utilização nos vem a cabeça: Será que devo fazer com esta bateria o mesmo que é feito com as dos celulares? Ou então, devo deixar esta bateria carregando 24 horas? Este tópico tem por intenção ajudar aqueles que acabaram de comprar um notebook e não sabem ainda como tratar sua nova bateria.

O Blog das Baterias foi desenvolvido para ajudar usuários que tenham dúvidas ou problemas com suas baterias. Nossa intenção é publicar artigos para orientar os usuários a como proceder com suas baterias, inicialmente o foco será em baterias de Íons de Lítio (notebook e celulares), conforme a necessidade iremos ampliar para baterias de outros tipos utilizados em eletrônicos. O Blog das Baterias aceitará toda e qualquer dúvida referente a utilização de baterias, a princípio as respostas serão dadas aos usuários que tenham dúvidas sobre baterias para Notebook/Netbook, que são as que mais geram questionamentos hoje em dia. Qualquer sugestão, crítica ou elogio poderá ser enviado também para contato@blogbaterias.com.br. Esperamos ajudar a todos aqueles que necessitem.