quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

JAPONESES CRIAM ROBÔS COM PERNAS ADAPTÁVEIS

AFP Representante da empresa japonesa Hitachi e o robô em duas posições. (Foto: AFP/Yoshikazu Tsuno)
Foto: ReutersA fabricante de produtos eletrônicos Hitachi apresentou na quarta-feira (21) um robô humanóide com um detalhe que nunca se viu em nenhum outro. São as pernas adaptáveis, que permitem ao EMIEW 2 (de 'Excellent Mobility and Interactive Existence as Workmate') andar com duas ou quatro rodas ou com dois pés.

Na apresentação que promoveu no laboratório da Hitachi, em Hitachinaka, no Japão, a funcionária Ryoko Ichinode fez questão de mostrar que o EMIEW 2 é de fácil transporte (uma alça no ombro permite carregá-lo sem grandes esforços) e de fácil convivência também, porque até levantar o braço como cumprimento o robô faz.

O EMIEW 2 tem menos de um metro de altura (80 centímetros) e 13 quilos. A empresa não anunciou quando o robô vai chegar às lojas nem quanto vai custar.

WINDOWS 7 - O ASTRO DE 2010




A década do Windows 7

por Dave Methvin | InformationWeek EUA
29/12/2009

Blogueiro da InformationWeek EUA acredita que nova versão do Windows supera XP e Vista
Como aposta para 2010, o Windows 7 para ter tido sucesso no lançamento e uma recepção quente por parte de empresas e consumidores finais. Eu já utilizo o sistema em meu desktop do dia a dia e, definitivamente, acredito que a Microsoft tenha superado o XP e o Vista. Trata-se de um grande avanço e, já de início, suspeito que todos usaremos o Windows 7 em boa parte da próxima década.
Todos temos coisas melhores a fazer que instalar e aprender novas versões do Windows, então, uma nova versão precisaria ser muito melhor para justificar qualquer mudança. A Microsoft aprendeu uma difícil lição com o lançamento do Vista. O fato de o Vista não ter sido bem aceita fez com que, oito anos após o lançamento, o XP ainda seja a versão dominante do Windows no mercado.
O modelo de entrega de sistemas operacionais da Microsoft é uma das razões pela qual acredito que o Windows 7 terá vida longa. Neste momento, novas ferramentas para a plataforma só podem ser entregues em cuidadosos pacotes, desenvolvidos depois de muita experiência.
Há ainda a questão de que muitos usuários do Windows não sentem necessidade de atualizar o sistema a cada par de anos. Se vivemos oito anos com o XP, claro que podemos levar dez com o 7. E a Microsoft precisa encontrar formas de conviver com isso ou mudar o formato de atualizações e renovação do Windows.