segunda-feira, 14 de abril de 2014

Como instalar driver de som

FONTE: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/01/como-instalar-driver-de-som.html
driver de som é uma das ferramentas que permitem o sistema de áudio do computador funcionar. Se uma música, por exemplo, não estiver tocando no seu PC ainda que as caixas de som ou o fone estejam em perfeito funcionamento, ligados e conectados corretamente, isso pode ser um indício de que o problema esteja no driver de som.
O problema no driver pode decorrer da formatação do computador ou de sua desinstalação acidental. Para que o som da máquina seja reabilitado, você deve instalar o driver. Caso você não tenha em mãos o CD de instalação, use o programa Device Doctor, ele detecta e fornece os links para download dos drivers que faltam no seu PC ou que precisam ser atualizados.
Outra opção é usar o AIDA64 Extreme Edition (sucessor do Everest Ultimate Edition), um dos melhores programas de identificação de hardware. Ele exibirá todos os detalhes da placa-mãe (para cada placa-mãe existe um driver de som específico), mas você deverá buscar o link para download manualmente. 
Usando Device Doctor (mais fácil)
Passo 1. Baixe e execute Device Doctor. Aceite a licença e siga clicando em "Next", "Ok", "Install" e, finalmente, em "Finish". Antes de clicar em "Next" e "Ok", você pode alterar as pastas de destino do programa.
Passo 2. Após a instalação, o Device Doctor começará a escanear o PC automaticamente, para detectar os drivers que precisam ser instalados ou atualizados. Com o PC conectado à internet, o programa mostrará os links das empresas desenvolvedoras de cada driver que precisa de update. Clique sobre o link específico para ser redirecionado à página da desenvolvedora e siga os passos de como instalar o driver de som.
Drivers que precisam de update ou devem ser instalados. (Foto: Reprodução/ TechTudo)Drivers que precisam de update ou devem ser instalados. (Foto: Reprodução/ TechTudo)
Usando AIDA64 Extreme Edition
Passo 1. Se você quiser usar o AIDA64 Extreme Edition, baixe e execute-o. Aceite a licença e clique em "Next" ou "Ok" nas janelas até "Install", e não se esqueça de optar por "Português".
Passo 2. Ao final da instalação, o programa se abrirá, mostrando todas as opções de hardware que podem ser verificadas. Entre elas está a placa-mãe. Clique sobre o ícone da placa e copie seu nome.
Detalhes da placa-mãe exibidos pelo AIDA64 Extreme Edition. (Foto: Reprodução/ TechTudo)Detalhes da placa-mãe exibidos pelo AIDA64 Extreme Edition. (Foto: Reprodução/ TechTudo)
Passo 3. Em seguida, dirija-se para o site da desenvolvedora, encontre, baixe e instale o driver de som da sua placa-mãe.

Entenda o que é driver e a diferença para drive


Todos os computadores do mundo possuem ambos, são palavras do inglês e são grafadas e pronunciadas de forma quase que idêntica. Apesar disso, as semelhanças entre os termos DriveDriver terminam aí, pois eles possuem um significado completamente diferente dentro do mundo da tecnologia.
Mas não se preocupe se você possui dúvidas. Mesmo pessoas já habituadas com computadores e tecnologia costumam cometer erros ao confundir qual termo utilizar na hora certa, como comumente vemos em fóruns espalhados pela rede. Porém você, leitor ligado do TechTudonunca mais cometerá esse erro novamente após ler esse artigo explicando detalhadamente as diferenças existentes entre Drive Driver.
Drive
Dentro da informática, Drive é aquele dispositivo utilizado para fazer a leitura de algum meio externo, como, por exemplo um CD, um DVD e até mesmo um disco rígido. É um dispositivo físico, ou seja, é um hardware, e você pode visualizá-lo instalado no computador mesmo com ele desligado.
Drive de Blu-RayDrive de Blu-Ray
Como dito acima, a função principal de umDrive é fazer a leitura de um meio externo e enviar a informação lida para dentro do computador. Se você pluga o seu celular via USB ao seu notebook, é criado então um novo drive, permitindo que seu computador faça a leitura do conteúdo desse dispositivo. O mesmo ocorre com pendrives, discos rígidos externos, CDs, DVDs e discos de Blu-Ray e até mesmo os já defasados disquetes. É por isso que você já deve ter ouvido falar em “drive de CD” ou “drive de disquete”.
Se você clicar 2 vezes no ícone Meu Computador do seu Windows, poderá visualizar todos os drives atualmente conectados ao seu computador, como discos rígidos (HDs), leitores e/ou gravadores de DVD  ou Blu-Ray e pendrives. Concluindo, um drive nada mais é que um leitor de dados.
Drives dentro do WindowsDrives dentro do Windows
Driver
Você nunca verá um driver na sua vida. Isso porque um driver é um software e não um objeto físico. Você pode até ver um disco como CD ou DVD contendo drives, mas nunca um driver.
Driver em inglês significa “motorista”. É mais ou menos isso que um driver faz: ele “dirige” um componente de hardware de forma que torne possível ao sistema operacional se comunicar com esse componente.
Quando você instala algo novo no seu computador, como uma placa de vídeo nova, um monitor novo ou até mesmo um drive (sem o “r”!) de Blu-Ray, o seu computador precisa “aprender” a ler esse novo componente que foi instalado e conversar com ele, e essa missão é executada pelodriver desse novo componente. Portanto, é um programa que serve de intérprete entre o seuhardware e o seu sistema operacional.
Instalando drivers do novo dispositivoInstalando drivers do novo dispositivo
Se você pluga um novo dispositivo ao seu computador e ele não funciona, é bem provável que esteja faltado o Driver correto para fazer com que seu sistema operacional se comunique com esse dispositivo. Esse driver pode vir acompanhado em um disco como um CD ou DVD, ou pode ter que ser baixado no site do fabricante. Muitas das vezes, o próprio sistema operacional já possui um driver para esse dispositivo, e aí instala tudo sozinho sem você precisar de um disco nem de baixar nada.
Quando um Drive e um Driver se encontram?
Como foi dito anteriormente, um Drive é um componente de hardware, e todo componente de hardware precisa de um Driver para ser reconhecido pelo sistema. Então, um drive precisa obrigatoriamente de um driver para funcionar, mas nem tudo que precisa de um driver é um drive. Uma placa de vídeo, por exemplo, precisa de drivers para funcionar, mas não é um drive.
Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/01/entenda-a-diferenca-entre-drive-e-driver.html