quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

FEIRA DE TECNOLOGIA

Uma volta pela CES, a maior feira mundial de eletrônicos

13/01/2010 às 10h09 Eduardo Almeida, enviado especial
crédito: ap photo
LAS VEGAS - Aquela sua tia que insiste em dizer que odeia computadores terá uma vida difícil no futuro próximo. A presença de telas e chips nos aparelhos que utilizamos no nosso dia a dia foi uma das principais tendências apontadas na Consumer Electronics Show (CES 2010), maior feira de produtos eletrônicos do mundo, que tomou Las Vegas esta semana. clique aqui para conferir algumas das principais novidades da ces 2010 .
Além de equipamentos inteligentes nos cercando por todos os lados - no quarto, na cozinha, no carro... -, destacaram-se também os computadores com tamanhos cada vez mais variados, tornando mais e mais sutil a fronteira entre smartphones e notebooks; e a chegada do entretenimento 3D à nossa sala de estar.
Uma empresa pretende ter um papel fundamental nesses novos tempos, fornecendo o coração dessas máquinas que se tornarão cada vez mais presentes em nossas vidas. A Intel apresentou na CES sua atualizada coleção de chips, com tecnologia de 32nm (nanômetros), menores, mais rápidos e, segundo a empresa, mais inteligentes.
Para além da esperada miniaturização dos processadores, prevista na Lei de Moore, a Intel apresenta nos novos chips Core i5 e Core i7 a tecnologia do Turbo Boosting, além do retorno do Hyper Threading. O Turbo Boosting cria uma espécie de "overclocking" dinâmico, aumentando a frequência do chip quando aplicativos mais pesados são acionados e diminuindo, para economizar energia, quando a necessidade de processamento é menor. Com isso, a empresa pretende garante ao usuário melhor performance por um lado e maior duração de baterias em laptops, por outro.
O Hyper Threading faz com que um chip de dois núcleos, por exemplo, funcione como se tivesse quatro, criando dois outros núcleos "virtuais" e duplicando a capacidade de processamento.
Um computador rodando o Google Maps foi utilizado para demonstrar a tecnologia do Turbo Boosting. Em uma maquina com um Core i5 de 3,33 GHz, no momento em que o software faz um zoom na Praça de São Marcos, no Vaticano, o clock do processador vai a 3,60GHz, para depois retornar ao funcionamento normal, quando a ação esta completa.
Segundo analistas, a nova tecnologia de 32nm representa uma vantagem competitiva da Intel em relação a sua principal rival, a AMD, que so terá essa arquitetura em seus processadores no ano que vem. A Intel teve uma participação de mercado de 81,5% no setor de microprocessadores no terceiro trimestre de 2009, contra 17,8% da AMD, segundo o grupo de estudos Mercury Research.
Como processadores, clock, transistores e silício são assuntos um tanto entediantes para o consumidor comum, o CEO da Intel, Paul Otellini, optou por apresentar usos práticos que novas maquinas operadas com esses chips podem ter na vida de cada um de nós. Como uma tecnologia batizada de Wi-Fi, que transmite sem fio vídeos e fotos de um laptop para televisores de alta definição. Nos EUA, onde o aluguel e a compra de filmes por download já é uma realidade, isso pode representar o fim das mídias físicas, como DVD e Blu-ray.
Na "casa do futuro", segundo Otellini, será possível controlar todos os equipamentos a partir de uma pequena tela instalada em uma parede. Televisores serão mais inteligentes, com um menu que mostrará prévias em tempo real do que esta passando em cada canal. Em lojas, as vitrines mostrarão produtos de acordo com o interesse do consumidor, e compras poderão ser feitas diretamente pelo celular. Segundo a Intel, tudo graças aos seus novos chips, claro, e à ubiquidade da conexão de alta velocidade. Máquinas equipadas com os novos processadores devem chegar ao mercado brasileiro em breve. Banda larga universal já é um assunto mais complicado.
A Intel apresentou também a nova geração do Atom, seu chip para netbooks e outros aparelhos portáteis. A empresa tenta estender sua influencia ao mercado de smartphones, dominado por outros jogadores como a Qualcomm e a Texas Instruments.
Nesse mercado, o poder de processamento não é o fator crucial. O mais importante é o baixo consumo de energia, para garantir uma maior duração das baterias. A primeira iniciativa da Intel nessa área é um celular da LG, a ser lançado no segundo semestre. O aparelho com tela de 4,8" - bem maior que os 3,5" do iPhone, por exemplo - foi apresentado na CES por Otellini.
Tablets
Depois dos desktops, notebooks, smartphones e netbooks, devem surgir com forca em 2010 os tablets e smartbooks. Intel, Hewlett-Packard, Microsoft, Dell, Motorola e Lenovo estão entre as empresas que demonstraram protótipos de tablets na CES. Os tablets são pequenos computadores com telas de 10 ou 11 polegadas, sensíveis ao toque, ainda menores que os netbooks, mas um pouco maiores que smartphones.
O sistema operacional Android, do Google, está presente nos aparelhos da Motorola e da Dell. Já a HP firmou parceria com a Microsoft, e seu tablet virá equipado com o Windows 7. Os aparelhos apresentados na CES são protótipos, mas alguns deles devem ser lançados ainda este ano. Todos, no entanto, enfrentarão a feroz concorrência do tablet da Apple, que deve ser anunciado no fim deste mês e pode estar nas lojas já em março.
3D
crédito: reuters
Além dos tablets, a outra febre da CES 2010 foi a tecnologia 3D. O filme "Avatar", de James Cameron, foi visto em diversas apresentações e quiosques, e televisores com imagens em três dimensões eram demonstrados por toda parte. Fabricantes esperam que o 3D se torne o principal desejo de consumo para a sala de estar das pessoas nos próximos anos e vem investindo alto. Ate mesmo jogos da Copa do Mundo serão gravados com a tecnologia, como forma de demonstrar seus benefícios.
O 3D não estará restrito ao televisor, no entanto. Já existem jogos eletrônicos especialmente projetados em três dimensões. Na feira, era possível assistir a demonstrações de games de sucesso como "Dirt 2" e "Batman: Arkhan Asylum", e a experiência é realmente mais divertida, com a tela ganhando profundidade e um nível de detalhes muito maior.
- Eu acredito que o 3D será a próxima tecnologia popular nas casas das pessoas. Em 2010 teremos 50 filmes 3D lançados - disse Otellini.
Portanto, vá se acostumando a assistir a filmes e partidas de futebol e a jogar videogames com os óculos especiais que até o ano passado só podiam ser encontrados em salas de cinema.