quarta-feira, 3 de março de 2010

INVASORES

CUIDADO COM OS INVASORES!!!
Quadrilhas costumam enviar e-mails com vírus para roubar senhas bancárias
Recentemente, a Polícia Federal vem caçando e prendendo quadrilhas de hackers que furtam senhas bancárias utilizadas na Internet.
Os hackers costumam entrar nos computadores da seguinte maneira: enviam aos correntistas dos bancos spams que são e-mails de origem comercial contendo um link. O usuário é induzido a clicar num link exposto no texto. Ao clicá-lo, ele baixa um programa que infecta o computador, com o vírus conhecido como Cavalo de Tróia.
O programa baixado fica invisível no computador. Quando o internauta acessa a página do banco no qual mantém conta, o tal programa copia dados, como números de agências, de contas e de senhas usados pelo correntista e os envia para a quadrilha, que transfere os valores para contas de ''laranjas'' – pessoas que emprestam seus dados bancários e de identidade para receberem o dinheiro furtado.
ATENÇÃO: Os bancos não costumam enviar e-mails sem o devido consentimento do cliente.
QUE SÃO VÍRUS DE COMPUTADOR?
Um vírus de computador é um programa pequeno, desenvolvido para alterar a forma como um computador opera, sem a permissão ou o conhecimento de seu usuário.
Os vírus de programa infectam arquivos de programa. Esses arquivos normalmente têm extensões como .COM, .EXE, .OVL, .DLL, .DVR, .SYS, .BIN e, até mesmo, .BAT. Exemplos de vírus de programa conhecidos são: Jerusalém e Cascade.
Risco de infecção - Use seu computador com segurança e incentive todos que você conhece a fazerem o mesmo.
Verifique se as suas definições de vírus estão atualizadas. Use o LiveUpdate (ou o seu método preferido) para fazer download das últimas definições de vírus, pelo menos, uma vez por semana. Para mais informações sobre como atualizar definições de vírus, consulte o documento "SUPORTE DO SARC: fazendo o download e usando definições de vírus."
É fundamental : desconfiar de e-mails, sem que apareça o nome do remetente, ou com nomes desconhecidos, ou mesmo com assuntos obscuros, duvidosos.
Links: Nunca clique no link de uma mensagem. Seu destino pode ser verificado na parte inferior da janela, ao passar o cursor sobre o link. Se ele se referir ao download de um arquivo com as extensões .EXE, .SCR ou .BAT, é possível que seja um “Cavalo de Tróia”.
Anexos : Provedores e webmails avançados têm antivírus que checam seus anexos enquanto a mensagem é lida. Desconfie de anexos com as extensões citadas acima.
Alarmes Falsos de Vírus Os alarmes falsos são mensagens sobre vírus que supostamente são espalhadas quando você simplesmente lê um e-mail. Tais mensagens são extremamente comuns. Na verdade, elas não passam de correntes. Os indicadores mais comuns de um vírus de alarme falso estão relacionados abaixo. Se você receber um e-mail com todas ou algumas das seguintes frases, provavelmente ele é um alarme falso:
Se você receber um e-mail chamado [nome do alarme falso de e-mail], não abra!
Exclua-o imediatamente!!!
Ele contém o vírus [nome de alarme falso].
Ele excluirá tudo no disco rígido e [perigo extremo e improvável especificado aqui].
A existência deste vírus foi anunciada hoje pela [nome de uma organização com boa reputação aqui].
Envie esta mensagem para todas as pessoas que você conhece!!!
Se você receber um e-mail que use frases como "Read me NOW!!" URGENT!!!,
delete-o!
Anexos de e-mail
Simplesmente ler ou abrir uma mensagem de e-mail normalmente não dissemina um vírus. No entanto, se o seu sistema de e-mail estiver definido de alguma forma para executar anexos (EXE), automaticamente, você estará correndo riscos.
Endereços: Sempre digite o endereço do banco. Verifique seu certificado de segurança, clicando no pequeno cadeado fechado no navegador ao entrar no site.
Antivírus e firewall: O uso destes programas é essencial no PC. O antivírus monitora os arquivos presentes no HD e o firewall checa a comunicação entre o computador e a Internet.
Navegador: Navegadores como o Firefox são mais seguros que o Internet Explorer. Tenha sempre a última versão instalada ou atualize o que você possui em seu PC pelo update do programa.