terça-feira, 5 de janeiro de 2010

NOVIDADES DA TECNOLOGIA

CES 2010 vai mostrar as novidades da tecnologia em Las Vegas

Foto: Reprodução/Engadget Zoom O Nexus One, smartphone do Google, vem com o Android 2.1 O Nexus One, smartphone do Google, vem com o Android 2.1

Da Redação, com AFP

tecnologia@eband.com.br

O próximo Salão de Produtos Eletrônicos (CES) de Las Vegas começa na próxima quinta-feira (7) e deverá trazer as novidades que o mundo vai usar em 2010. Entre os produtos, poderemos esperar smartphones e netbooks com o sistema do Google, uma maior popularização da tecnologia 3D, tablets para internet e mais detalhes sobre o Projeto Natal, da Microsoft.

Uma das maiores surpresas, no entanto, será mostrada já na terça-feira: o Nexus One, primeiro smartphone do Google (embora fabricado pela HTC), deverá ser apresentado pela empresa em uma coletiva. Mas não será o único produto a ganhar destaque da mídia.

Segundo o analista Rob Enderle, outro item que chamará muita atenção são os computadores de bolso baseados no Android, o sistema operacional desenvolvido pelo Google para os celulares, que também estreará no CES. A americana Dell e a taiwanesa HTC, que já fabrica vários telefones usando o Android, também são aguardadas nesse novo setor de tablets, aparelhos com telas sensíveis ao toque e conectados à internet.

A Apple, que mais uma vez estará ausente em Las Vegas, deverá aguardar até o fim do mês para talvez apresentar seu próprio tablet, depois de avaliar a recepção dos aparelhos de seus competidores. Este tipo de aparelho pode acabar com a fronteira entre os leitores de e-books (cujo mercado está em plena expansão) e os computadores.

Novas tecnologias

Enquanto o mercado não segue a tendência de convergência, a indiana Notion deverá ser igualmente esperada com grandes expectativas devido a seu novo aparelho que promete livros eletrônicos dotados de telas em cores. O mais famoso aparelho do tipo, o Kindle, da livraria virtual Amazon, só apresenta imagens em preto e branco.

Entre as outras tendências, é preciso mencionar o desenvolvimento da tecnologia 3D, principalmente depois do sucesso do filme "Avatar", de James Cameron. Há rumores insistentes que prometem aparelhos da Samsung e LG capazes de reproduzir imagens tridimensionais.

Como todos os anos, será a Microsoft, com seu diretor-geral, Steve Ballmer, que dará o pontapé inicial do encontro na noite de quarta-feira. Depois do sucesso de seu novo sistema operacional Windows 7, o grupo anunciará avanços em seu "Projeto Natal", um sistema de reconhecimento de movimentos que permite jogar sem controles (joysticks convencionais) no console Xbox-360.

Apesar de o CES esperar menos empresas expositoras (2.500) devido à crise econômica global, haverá um recorde de 330 novas participantes que apresentarão mais de 20 mil novidades.

STRIP DE LIVRE E EXPONTANEA PRESSÃO.

Europa debate segurança nos aeroportos. Em Portugal ninguém vai mostrar nada. Para já
Em alemão, chamam-lhes "nacktscanner". Em Inglaterra, "striptease surveilance". Traduzido para o português daria qualquer coisa como "scanner nu" e "vigilância striptease", respectivamente. Meia Europa discute a introdução de scanners corporais nos aeroportos por razões de segurança. Mas Portugal passa, para já, ao lado das polémicas e espera por uma decisão das mais altas instâncias europeias.

"Não há nada previsto apesar de alguns estados membro estarem já a testar os scanners corporais. A Comissão Europeia está a analisar o tema e se houver uma decisão agiremos em conformidade", revela ao i fonte oficial do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC). A mesma linha é seguida pela ANA - Aeroportos de Portugal, empresa responsável pela implementação das medidas de segurança delineadas pelo INAC. "No aeroporto de Lisboa há elevados níveis de segurança e a instalação de scanners corporais não está em cima da mesa" sublinha fonte da empresa.

Na Alemanha, o ministro do Interior já admitiu que, até meio do ano, vários aeroportos germânicos vão estar equipados com os scanners. Esta semana também o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, assegurou que os dispositivos de 100 mil euros cada estarão instalados nos aeroportos do Reino Unido "tão cedo quanto possível", independentemente da decisão de Bruxelas.

Recorrendo a ondas de rádio de alta frequência que reproduzem o corpo dos passageiros, os scanners integrais mostram tudo o que estiver escondido por baixo da roupa. A potente "visão" do aparelho faz com que a União Europeia levante obstáculos à sua utilização por violação da privacidade, de direitos civis e efeitos sobre a saúde.

A Europa centra o debate nas questões de segurança nos aeroportos, a administração norte-americana segue o mesmo caminho depois de, numa primeira fase, ter apontado baterias ao funcionamento das agências de segurança. Ontem, a autoridade responsável pelos transportes nos Estados Unidos admitiu que todos os passageiros que tentem voar para o país a partir de um dos 14 estados muçulmanos assinalados será alvo de revista especial. O conceito é lato e pode incluir um "profiling" dos passageiros, além do "scanning" corporal. Na lista das autoridades norte-americanas estão Nigéria, Afeganistão, Paquistão, Iémen, Somália e outros países com ligações terroristas em África e na Ásia.

A culpa do frenesim securitário é de Umar Farouk Abdulmutallab. O nigeriano de 23 anos que, depois de ter estudado engenharia mecânica em Londres e fabrico de bombas no Iémen, tentou sabotar o voo 253 da Delta Northwest entre Amesterdão (Holanda) e Detroit (Estados Unidos), com explosivos cozidos nas cuecas. As agências de espionagem falharam e os britânicos sacodem a água do capote. "Havia claramente informação sobre as actividades do indivíduo, informações que foram partilhadas com as autoridades americanas", disse ontem o porta-voz do governo trabalhista.

Mais do que ter voltado a expor as fragilidades da guerra ao terrorismo, Umar Farouk pôs o Iémen do mapa dos decisores políticos ocidentais. A iminência de um ataque aos interesses ocidentais na república iemenita já motivou o fecho das embaixadas americana, alemã, britânica e francesa. Com F.P.C

COM QUEM VOCÊ PARECE?

DEIXE O COMPUTADOR PROCURAR AS CELEBRIDADES QUE SÃO A SUA CARA

As pessoas costumam te comparar às outras, dizendo que você é parecido com um artista ou algum amigo? Pois então. Para tirar a prova dos 9, dê uma olhada neste site aqui. O MyHeritage compara a sua foto com a de vários famosos arquivados em um banco de dados. Basta que você faça o upload de uma foto sua, e ele faz as comparações.
Depois de descobrir com quem você tem semelhanças, é possível criar um vídeo mostrando todo o processo de transformação, da sua imagem à do seu sósia célebre. Depois, ainda é possível compartilhar este vídeo com os amigos. E o seu filho, parece mais com o pai ou com a mãe? O MyHeritage encerra essa discussão de uma vez por todas! Funciona assim:você sobe a foto da criança nesse primeiro campo, da mãe no segundo e do pai no terceiro. Aí, é só clicar no botão “Carregar”. O sistema vai fazer a comparação entre as fotos e indicar, por meio de um gráfico, a porcentagem de semelhança com o pai e com a mãe.

Agora... você quer imaginar como seria o seu bebê com a sua namorada ou namorado, sem ter que realmente “fabricar” a criança? O site Make Me Babies aplica a tecnologia de análise e mistura de imagens para prever a aparência dos moleques. O aplicativo analisa informações como cor da pele, tipo de cabelo, forma dos olhos, nariz e boca. O resultado é uma mistura das características do casal. Além disso, um banco de dados com imagens de celebridades é disponibilizado e aí, fica mais fácil saber, por exemplo, como seria um filho seu com a Britney Spears ou a Angelina Jolie, por exemplo.O resultado, nem sempre, sai como a gente imagina ou como a gente deseja, mas vale a risada!

E se você está no Facebook, que tal ver se existe alguém no mundo parecido com você? Este aplicativo aqui te dá a resposta. Um sistema de reconhecimento facial scanneia as fotos do seu perfil e procura por pessoas que também fazem parte da rede, que tenham as mesmas características físicas. A foto da pessoa é mostrada lado a lado com a sua. Aí, é possível até mesmo entrar em contato com o seu sósia que mora do outro lado do planeta. Divertido, né? Para brincar com estes sites mostrados aqui, você já sabe. Os links estão em cima desse texto. Acesse e divirta-se!

saiba mais
www.olhardigital.com

INTERNET EXPLORER É COISA DO PASSADO.

Chrome ultrapassa Safari em número de usuários



A empresa NetApplications, especializada em medições online, anunciou que o Chrome saltou de 3,9% para 4,6% no gosto dos usuários entre novembro e dezembro de 2009. O Safari, que tinha 4,4% em novembro, subiu para 4,5% - mas não o suficiente para perder a posição no ranking para o rival do Google.


Uma das explicações para essa mudança está no fato do Google ter lançado, no mês passado, a versão Beta do Chrome para Mac OS X e Linux. O Google chegou a anunciar que a versão final seria lançada no dia 12 de janeiro, mas voltou atrás. Especula-se que o adiamento tem a ver com o fato da versão Beta para Mac ainda não suportar extensões, algo crucial para o sucesso de qualquer browser nos dias de hoje.


Ainda de acordo com a NetApplications, o Internet Explorer continua descendo ladeira, caindo de 63,6% para 62,7% na preferência dos usuários. O curioso nesta última pesquisa foi perceber que o Mozilla Firefox, que vinha em curva ascendente há vários meses, perdeu espaço: caiu de 24,7% para 24,6% em participação de novembro para dezembro.

 WWW.OLHARDIGITAL.COM

PREMIO PRA QUE TE QUERO!

Ganhador da Mega-Sena no interior de SP pega prêmio e some da cidade.

Homem de 78 anos era aposentado e tem 11 filhos.
Lotérica onde foi feita a aposta teve movimento triplicado.
Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo

  • Um dos dois ganhadores da Mega-Sena da Virada sumiu da cidade onde morava, Santa Rita do Passa Quatro, a 248 km de São Paulo, após pegar o prêmio, na segunda-feira (4). O homem de 78 anos, que era aposentado e fazia bicos como jardineiro, tinha 11 filhos e dezenas de netos. Nenhum membro da família foi visto na cidade nos últimos dias.

Veja o site do Bom Dia São Paulo

No pequeno município não se fala em outra coisa. Pelos comentários dos moradores, é possível saber o perfil do ganhador. “Ele carpia horta, era aposentado, mas não dava para ele viver”, disse uma mulher.

Se a família aparecer novamente no local, vai ter muita gente querendo fazer negócio – os moradores querem que o dinheiro fique na cidade.

Na lotérica onde foi feita a aposta, a única da cidade, a sorte do cliente trouxe lucro para o dono. O movimento triplicou. Segundo o dono, o ganhador fez duas apostas, e agora muita gente quer repetir essa história.

O outro ganhador da Mega-Sena fez sua aposta em uma lotérica de Brasília e também já retirou o prêmio. Eles dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões e cada um ficou com exatos R$ 72.450.747,46.