terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

LINUX

http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/linux_e_unix_ficam_sem_pesquisa_empresarial_d_1045365.html

Linux e Unix ficam sem pesquisa empresarial da Microsoft

Publicado por Casa dos Bits há 10 horas e 12 minutos | 0 comentários   A plataforma ESP de pesquisa empresarial da Microsoft não terá mais versões para os sistemas Linux e Unix após os lançamentos previstos para este ano.

O anúncio foi feito pela própria empresa a partir do Microsoft Enterprise Search Blog, onde Bjorn Olstad, refere que os produtos programados para o primeiros semestre de 2010 serão os últimos com um núcleo de buscas compatível com os dois sistemas.

A Microsoft promete no entanto dar suporte à última versão compatível da plataforma de pesquisa empresarial (ESP 5.3) durante os próximos 10 anos. O engenheiro escreve no blog que a empresa “está a investigar a interoperabilidade entre o Windows e os outros sistemas operativos, reafirmando o compromisso de 10 anos de suporte para produtos não-Windows, e dando passos concretos para ajudar os seus clientes a planearem o seu futuro”.

Os utilizadores que decidirem manter o núcleo de buscas poderão “adicionar inovações Windows ou serviços baseados na nuvem usando arquiteturas de plataforma múltipla”, garantiu.

Anuncia-se igualmente a criação de um programa de actualização destinado a “auxiliar os clientes a avaliarem as soluções e a implementação de programas baseados em Windows.”

Bjorn Olstad refere ainda que o anúncio da Microsoft não obriga a acção imediata. “Comprometemo-nos a trabalhar convosco [clientes] ao longo da transição numa parceria de sucesso para o presente e para o futuro”, faz questão de salientar.