terça-feira, 5 de janeiro de 2010

NOVIDADES DA TECNOLOGIA

CES 2010 vai mostrar as novidades da tecnologia em Las Vegas

Foto: Reprodução/Engadget Zoom O Nexus One, smartphone do Google, vem com o Android 2.1 O Nexus One, smartphone do Google, vem com o Android 2.1

Da Redação, com AFP

tecnologia@eband.com.br

O próximo Salão de Produtos Eletrônicos (CES) de Las Vegas começa na próxima quinta-feira (7) e deverá trazer as novidades que o mundo vai usar em 2010. Entre os produtos, poderemos esperar smartphones e netbooks com o sistema do Google, uma maior popularização da tecnologia 3D, tablets para internet e mais detalhes sobre o Projeto Natal, da Microsoft.

Uma das maiores surpresas, no entanto, será mostrada já na terça-feira: o Nexus One, primeiro smartphone do Google (embora fabricado pela HTC), deverá ser apresentado pela empresa em uma coletiva. Mas não será o único produto a ganhar destaque da mídia.

Segundo o analista Rob Enderle, outro item que chamará muita atenção são os computadores de bolso baseados no Android, o sistema operacional desenvolvido pelo Google para os celulares, que também estreará no CES. A americana Dell e a taiwanesa HTC, que já fabrica vários telefones usando o Android, também são aguardadas nesse novo setor de tablets, aparelhos com telas sensíveis ao toque e conectados à internet.

A Apple, que mais uma vez estará ausente em Las Vegas, deverá aguardar até o fim do mês para talvez apresentar seu próprio tablet, depois de avaliar a recepção dos aparelhos de seus competidores. Este tipo de aparelho pode acabar com a fronteira entre os leitores de e-books (cujo mercado está em plena expansão) e os computadores.

Novas tecnologias

Enquanto o mercado não segue a tendência de convergência, a indiana Notion deverá ser igualmente esperada com grandes expectativas devido a seu novo aparelho que promete livros eletrônicos dotados de telas em cores. O mais famoso aparelho do tipo, o Kindle, da livraria virtual Amazon, só apresenta imagens em preto e branco.

Entre as outras tendências, é preciso mencionar o desenvolvimento da tecnologia 3D, principalmente depois do sucesso do filme "Avatar", de James Cameron. Há rumores insistentes que prometem aparelhos da Samsung e LG capazes de reproduzir imagens tridimensionais.

Como todos os anos, será a Microsoft, com seu diretor-geral, Steve Ballmer, que dará o pontapé inicial do encontro na noite de quarta-feira. Depois do sucesso de seu novo sistema operacional Windows 7, o grupo anunciará avanços em seu "Projeto Natal", um sistema de reconhecimento de movimentos que permite jogar sem controles (joysticks convencionais) no console Xbox-360.

Apesar de o CES esperar menos empresas expositoras (2.500) devido à crise econômica global, haverá um recorde de 330 novas participantes que apresentarão mais de 20 mil novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário