quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Como inserir numeração no Word apenas nas páginas desejadas

Introdução

Um recurso muito interessante do Microsoft Word é a possibilidade de inserir numeração automática nas páginas do arquivo. Para isso, basta ir em Inserir / Número de páginas e executar a configuração desejada. No entanto, com este recurso, a numeração sempre será feita em todas as páginas do documento. Em alguns casos, pode ser que você queira que a numeração apareça em determinadas páginas e em outras não. Por exemplo, suponha que você criou um documento dividido em capítulos. A capa e a sobrecapa do documento e a primeira página de cada capítulo não devem ser numeradas. É perfeitamente possível fazer isso no Word. O objetivo deste artigo é explicar como realizar tal ação.
Note, no entanto, que este tutorial é válido apenas para o Word 2003 e anteriores. Para o Word 2007 acesse esta página.

Quebra de seção

Existe um recurso no Word chamado quebra de seção. Ele faz com que seja possível dividir o documento em partes, tal como se existisse mais de um arquivo dentro do mesmo documento. É através da quebra de seção que é possível colocar numeração em determinadas páginas e em outras não. E não é só numeração. Você pode colocar rodapé ou cabeçalhos diferentes no mesmo documento.
Para este tutorial, abra qualquer arquivo do Word existente em seu computador (ser for um arquivo importante, faça uma cópia e a utilize) ou crie um (por exemplo, infowester.doc) e insira textos em algumas páginas. Clique no final de qualquer página, após o último caractere. Em seguida, vá no menu Inserir / Quebra e em Tipos de quebra de seção escolha Próxima página. Para ver a quebra, é necessário ir em Exibir e escolher Normal. Para ver a quebra na visualização Layout de Impressão clique no ícone Mostrar/Ocultar, que mostra os espaços entre caracteres, parágrafos e as quebras (ver imagem abaixo).
Botão Mostrar/Ocultar
Agora, clique na página após a quebra e vá em Exibir / Cabeçalho e Rodapé. Tanto o campo do cabeçalho quanto o do rodapé poderão ser alternados clicando no botão Alternar entre cabeçalho e rodapé (ver imagem abaixo). Na caixa que aparecer, seja no cabeçalho, seja no rodapé, desmarque o botão Mesmo que a seção anterior (ver imagem abaixo), pois ele copia ou sequencia o que estiver no cabeçalho/rodapé anterior. Em nosso exemplo, vamos colocar numeração no cabeçalho. Clique agora no botão Inserir número da página e, depois, em Formatar números de página para alternar o número de início ou a formatação do número. Por fim, clique em Fechar. Repare agora que na seção anterior as páginas não receberam numeração. Assim, se por exemplo, você criar um documento com capa e sobrecapa onde estas não devem receber numeração, crie uma seção a partir da terceira página e realize estes procedimentos. Lembrando: este recurso funciona também em textos de cabeçalho ou rodapé.
Botões Inserir número, Mesmo que a seção anterior e Alternar entre cabeçalho e rodapé
Agora, vamos supor que você tem um arquivo com todas as páginas já numeradas, mas algumas não devem ter número (por exemplo, a primeira página de um capítulo). Para cada página sem numeração, você deve criar um quebra de seção no final da página anterior e uma quebra de seção no começo da página posterior. Por exemplo, num determinado documento com 10 páginas, a página 4 não deve ser numerada. Clique após o último caractere da página 3 e insira uma quebra. Em seguida, clique antes do primeiro caractere da página 5 e novamente insira uma quebra. A página 4 ficou isolada e o documento dividido em 3 seções (primeira seção: páginas de 1 a 3; segunda seção: página 4; terceira seção: páginas de 5 a 10). Clique na página que deve ficar sem numeração e vá em Exibir / Cabeçalho e Rodapé. Selecione o local onde o número está (se no cabeçalho ou no rodapé) e desmarque a opção Mesmo que a seção anterior. Vá à seção seguinte e faça o mesmo. Agora volte à página em questão, vá onde está o número da página e o apague. Repare agora que a numeração não existe mais nesta página, mas continua existindo nas páginas anteriores e posteriores. Como pode ser vista na visualização (menu Arquivo / Visualizar Impressão) do arquivo no Word da imagem abaixo, a página 4 não possui numeração.
Visualização de arquivo com uma página sem numeração

Finalizando

Como você deve ter notado, a inserção personalizada de números de páginas no Word dá um pouco de trabalho, mas não se trata de um procedimento complicado. O principal macete é dominar os recursos de quebra de seção. Assim, você conseguirá fazer numerações ou cabeçalhos/rodapés mais sofisticados. E se algo der errado e a numeração virar uma verdadeira bagunça, pare tudo, descanse e comece novamente. Certamente você aprenderá com os erros e logo não mais os cometerá.
Mas existe mais uma dica importante na hora de inserir numeração em apenas algumas páginas do Word: vá em Arquivo / Configurar página. Escolha a guia Layout. Em seguida, vá em Aplicar: e escolha No documento inteiro. Vá agora ao lado esquerdo da caixa e em Início da seção: escolha a opção Nova página. Seguindo estes passos, a configuração de numeração que você montar em seu arquivo seguirá uma sequência correta e ajuda a evitar erros comuns nestes casos, como de duas páginas com o mesmo número. Essa configuração é vista na figura abaixo.
Configuração de página
Este artigo foi escrito baseado no Office 2000, mas é funcional nas versões Office XP e Office 2003, podendo haver algumas pequenas diferenças.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário